EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA LEIGOS

Uma forma de guardar dinheiro de forma razoavelmente segura é adquirir o títulos do tesouro nacional, ou seja, do governo federal é simples e você não precisa de muito dinheiro para investir. Com cerca de R$ 100,00 você já pode iniciar uma aplicação. E o melhor: não precisa nem sair de casa, pois as transações podem ser feitas pela Internet.

No Tesouro Direto, você mesmo gerencia seus investimentos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. É uma ótima opção para quem quer investir com baixo custo, alta rentabilidade e liquidez quase imediata. Sempre que você precisar, poderá resgatar os títulos antes do vencimento pelo seu valor de mercado, uma vez que o Tesouro Nacional garante a recompra de seu título todas as quartas-feiras. Caso não queira gerenciar seus investimentos, você pode autorizar uma das instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto (Agentes de Custódia) para efetuar compras e vendas dos títulos públicos.
Faça uma busca em sites confiáveis e encontre agências de custodias, algumas delas não cobram taxa de administração, o lado negativo e que quando se realiza a venda ou o vencimento do título, recai sobre o lucro o imposto de renda, mas quanto mais tempo você deixa aplicado menor será a alíquota do Leão.  
Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura. Você só vai perder o dinheiro se o governo federal quebrar, mas antes de quebrar ela vai vender mais títulos, até ele não ser mais capaz de honrar a sua dívida ao longo do tempo.